gravatar

Uma parte do todo.

Capturar

Em todos os lugares do mundo, coisas estranhas acontecem, muito diferente dos brasileiros, os costumes dos outros países tendem a seguir paradigmas, padronizando formas de viver e se comportar, sem que haja a necessidade de leis. Por exemplo, os esquimós, que vivem nas regiões congeladas, tradicionalmente no Ártico, têm o costume emprestar suas esposas para passarem à noite com os visitantes (é isso mesmo que você está pensando). No Egito é uma tremenda falta de educação mostrar a sola dos pés, já no Japão não se deve ficar com as mãos no bolso, e jamais ofereça gorjeta a alguém. No México, colocar a mão nos quadris significa que está querendo briga. Na Bulgária, balançar a cabeça para os lados quer dizer, sim, e pra cima e pra baixo, quer dizer, não (contrário daqui).

Na Áustria, bater na mesa com os punhos fechados quer dizer “boa sorte!”. Na Holanda, chupar a ponta do polegar quer dizer mentira. Na Hungria, brindar fazendo “tin-tin” é de muito mal gosto. Quando os convidados italianos levam vinho ao anfitrião de um jantar, é um insulto e esperar que todos sentem-se à mesa pra comer, é falta de consideração com a refeição. Na China, fincar os palitinhos no arroz é o mesmo que desejar à morte das pessoas presentes à mesa, e nunca deixe o prato vazio, isso significa que o anfitrião foi ineficiente ao te servir.

Costumes, culturas, gestos onde em um lugar significa uma coisa e em outro algo totalmente diferente. O ser humano se dividiu em espaços, demarcados de forma imaginária em um mapa, chamados de países, mas se pararmos pra pensar, essa divisão nunca existiu. Somos todos um só, o que um povo faz, o outro é capaz de fazer. Costumo dizer que se o mundo não fosse dividido, seria mais ou menos como o Brasil, um misto de costumes, etnias, entendimentos da ética e moral de diversas formas, uma cultura globalizada de forma única.

Bom ou ruim? Não sei. Problemas todos têm, coisas boas também. Não é a ação de poucos que vai manchar a fonte de energia que nós temos, que você tem! Passe a diante o que é bom. Conheça, entenda e opine!

Muito interessante o texto
As vezes pagamos mico por desconhecer os costumes

Posts

Related Posts with Thumbnails