gravatar

O julgamento.

interpretacao

Três músicas, “borbulhas de amor” do Raimundo Fagner para os mais velhos, “dois rios” do Skank para os jovens, e “ao mestre com carinho” dos Os Seminovos para os adolescentes, são músicas de duplo sentido. Mas será que todos são capazes de perceber? Não. Por quê?

INTERPRETAÇÃO: Execução de uma peça teatral. É um conjunto de processos mentais que leva um indivíduo à compreender algo de alguma forma, organização de ideias, explicação do que é percebido.

Dois indivíduos podem receber a mesma mensagem e interpretar de maneiras diferentes, isso acontece porque ao longo da vida, a memória absorve todo tipo de experiência, criando uma rede de fatos que determinam o que é mais importante ou não para cada pessoa. Os autores dos livros de psicologia citam esse acontecimento como “atenção seletiva”.

Atenção seletiva é o que te faz perceber estímulos ligados às necessidades atuais. Por exemplo, se eu disser que a imagem do post é um comercial de lubrificante, quem tem à necessidade sexual ativa, irá perceber a foto de uma maneira diferente da inicial. Diferente da pessoa que não têm essa necessidade, que provavelmente terá maior dificuldade em associar à mensagem que o anúncio quis passar.

Ué, mas não é a mesma imagem? Como alguém pode entender diferente?

Da mesma forma que você vai ao cinema, com seu irmãozinho ou seu filho menor, assistir um longa metragem de animação e ao terminar a sessão, ele vai estar comentando sobre à maneira em que os personagens se expressavam, enquanto você entendeu à mensagem crítica que o filme quis passar sobre determinado assunto. A sua memória passou por experiências suficientes pra te fazer notar o que ele ainda não percebe com clareza.

Quanto maior o número de experiências que você passa na vida, maior vai ser o número de coisas que você percebe, positivamente ou negativamente. Quanto maior à sua necessidade, mais vai perceber coisas relativas a ela. Mas isso não é uma regra exata, e nem tudo que perceber está certo, pode ter sim, exceções. As pessoas que se dedicam a leitura, ao estudo, a observação, tendem à entender as coisas de maneira mais rápida do que às outras. Bom, é isso.

(Para se aprofundar, leia o texto nesse blog com o título: Você tem personalidade? e assista ao filme Wall-E indicado no post: Outras perspectivas).

Posts

Related Posts with Thumbnails