gravatar

Vaie Roma.

fans-booing

Alguns dizem que o certo é “Quem tem boca vaia Roma” (do verbo vaiar e não do verbo ir no presente do indicativo). O Post de hoje é dedicado aos ditados populares falados de maneira aparentemente equivocada. Abaixo algumas sugestões e formas corretas originais. Surpreenda-se!

“Quem não tem cão caça com gato” está errado? a sugestão é “quem não tem cão caça como gato” (ou seja, caça sozinho, de maneira astuta).

“Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão”. Meio sem sentido né? Talvez o correto seria “batatinha quando nasce, espalha rama pelo chão”. (Rama são folhas da batata-doce que ficam fora da terra, a medida em que a batata vai amadurecendo, a rama cresce e se espalha por não suportar seu peso).

“Cuspido e escarrado”. Se referindo ao filho, quando se parece muito com o pai, por exemplo. Faz mais sentido se for dito “esculpido em carrara” (Carrara é um tipo de mármore famoso utilizado na Roma antiga, onde esculpia-se figuras importantes da época do Renascimento).

“Parece que está com bicho carpinteiro”, se referindo a alguém que não para quieto. A maneira certa é “parece que tem bicho no corpo inteiro”, só que falando rapidamente, acaba parecendo mesmo o primeiro modo.

“Cor de burro quando foge”, que cor seria essa, meu deus? O certo é “Corro de burro quando foge”. Ou seja, o animal foge de uma maneira tão veloz e furiosa que é melhor sair da frente.

"Deus ajuda quem cedo madruga", se você pensava que só de acordar cedo já estava abençoado, pode estar errado. O correto é "Mais vale quem Deus ajuda do que quem cedo madruga" (quase o sentido inverso do ditado original).

Os ditados assim como vários assuntos que chegam a você através do “boca a boca”, podem ter sido modificados da sua história original. Por isso, antes de acreditar em uma fofoca, procure saber o que realmente está acontecendo. As pessoas modificam o sentido das coisas para tornarem seus contos mais interessantes, criando um tipo de manipulação, proposital ou não, sempre prejudica alguém.

Toda história tem dois lados, só tome cuidado com as inúmeras versões existentes.

Muito legal! de muita coisa eu não sabia!

Gostei do último ditado! ;)

Ah... esculpido e escarrado pode ser tb: Esculpido e ENCARNADO!


Beijos e témais! ;)

Preciso dizer que você acabou com minha infância agora! Nossa, eu falava esses ditados à torto é à direita hahhaha !
O blog ta muito bom, com assuntos diversificados, tpá de parabéns.
Beijos!

Este comentário foi removido pelo autor.

tá muito bom o blog hein, muito bom..

mas eu ja sabia o de roma !! iáá

Muito legal o post e muito legal o Blog. Não conhecia e passarei a acompanhar.

Posts

Related Posts with Thumbnails