Archive for julho 2010

gravatar

Vaie Roma.

fans-booing

Alguns dizem que o certo é “Quem tem boca vaia Roma” (do verbo vaiar e não do verbo ir no presente do indicativo). O Post de hoje é dedicado aos ditados populares falados de maneira aparentemente equivocada. Abaixo algumas sugestões e formas corretas originais. Surpreenda-se!

“Quem não tem cão caça com gato” está errado? a sugestão é “quem não tem cão caça como gato” (ou seja, caça sozinho, de maneira astuta).

“Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão”. Meio sem sentido né? Talvez o correto seria “batatinha quando nasce, espalha rama pelo chão”. (Rama são folhas da batata-doce que ficam fora da terra, a medida em que a batata vai amadurecendo, a rama cresce e se espalha por não suportar seu peso).

“Cuspido e escarrado”. Se referindo ao filho, quando se parece muito com o pai, por exemplo. Faz mais sentido se for dito “esculpido em carrara” (Carrara é um tipo de mármore famoso utilizado na Roma antiga, onde esculpia-se figuras importantes da época do Renascimento).

“Parece que está com bicho carpinteiro”, se referindo a alguém que não para quieto. A maneira certa é “parece que tem bicho no corpo inteiro”, só que falando rapidamente, acaba parecendo mesmo o primeiro modo.

“Cor de burro quando foge”, que cor seria essa, meu deus? O certo é “Corro de burro quando foge”. Ou seja, o animal foge de uma maneira tão veloz e furiosa que é melhor sair da frente.

"Deus ajuda quem cedo madruga", se você pensava que só de acordar cedo já estava abençoado, pode estar errado. O correto é "Mais vale quem Deus ajuda do que quem cedo madruga" (quase o sentido inverso do ditado original).

Os ditados assim como vários assuntos que chegam a você através do “boca a boca”, podem ter sido modificados da sua história original. Por isso, antes de acreditar em uma fofoca, procure saber o que realmente está acontecendo. As pessoas modificam o sentido das coisas para tornarem seus contos mais interessantes, criando um tipo de manipulação, proposital ou não, sempre prejudica alguém.

Toda história tem dois lados, só tome cuidado com as inúmeras versões existentes.

gravatar

Você contra você mesmo.

Capturar4

No post passado compartilhamos sobre fama e durante a pesquisa sobre o assunto, notei que muitos artistas se sentiam solitários, mas nem sempre tristes por isso. Uns dizem que serve como fonte de inspiração para produzir. E serve mesmo.

SOLIDÃO = Estado de quem se sente ou está só.

Solidão é um sentimento vazio, a falta de alguma coisa que nunca teve ou teve demais, isolamento. Muitas vezes se sentir sozinho é comum, mesmo estando rodeado de pessoas ou morando em uma bela casa ou fazendo uma viagem para um lugar legal. Solidão vem de dentro pra fora e você não pode fugir.

Vamos solucionar.

Primeiro passo, nunca diga que está sozinho, isso é temporário, é necessário, grandes gênios só se tornaram importantes depois de passar algum tempo sozinhos. Estar solitário não é o fim do mundo, aproveite o momento pra pensar, sonhar, produzir algo extremamente útil e melhor, cuidar de você. Cuidar do seu corpo, cuidar da sua mente, valorizar a natureza, a sua natureza.

Segundo passo é desejar bom dia, boa tarde, boa noite, com um largo sorriso, sem sentir vergonha. Sempre utilizar por favor e obrigado, isso ajuda a vencer o orgulho. Estar disposto a se sentir bem e rir daquele seu vizinho reclamando às nove da manhã por algum motivo aparentemente banal, você não quer ficar assim, quer?

Terceiro passo, sintonizar coisas boas. Nada de telejornais, filmes de terror e intrigas, fuja delas. Frequentar lugares baixo astral, nem pensar, a não ser que precise ajudar alguém. Seja voluntário.

Entenda que você veio ao mundo sozinho e vai partir sozinho e a cura para a solidão está dentro de você e de mais ninguém.

(A frase da imagem do post pertence a Henri Lacordaire)

gravatar

Fama: Vale a pena?

ST. LOUIS - JULY 21: Zac Efron signs autographs for fans at the 'Charlie St. Cloud' St. Louis screening on July 21, 2010 in St. Louis, Missouri.  (Photo by Dilip Vishwanat/Getty Images) *** Local Caption *** Zac Efron

O californiano Zac Efron é muito famoso, está acima dos padrões de beleza, cantor e ator. Desde o filme da Disney, High School Musical, vem chamando atenção do público feminino e da mídia, faturando prêmios desde 2006.

FAMA = Processo de aceitação social de algo que está sendo praticado ou exposto.

A muito tempo a fama deixou de ser algo natural e passou a ser fabricada, prejudicando todos aqueles que realmente mereciam o status de famoso por méritos dos objetivos alcançados com excelência. Por que os famosos mais velhos parecem mais experientes? Acredito que, não só pela idade, mas convenhamos que alcançar a fama na época deles era muito mais complicado e exigia mais esforço.

Seria a fama o começo de um inferno cobiçado pela maioria das pessoas? Inferno ou não, pense!

A fama pode trazer dinheiro, oportunidade, reconhecimento, status, felicidade, infelicidade, falsos amigos, carência, vergonha, falência. Já dizia Tio Ben (homem-aranha): “Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”. Eu bato palmas pra todos aqueles que encaram a fama de forma positiva, enfrentam os desafios, mudam sua personalidade, melhoram como pessoas e ainda conseguem fazer humor que realmente diverte. E é uma lástima quem descobre a fama cedo demais, sem tempo pra se preparar, e que infelizmente tem seu sucesso rápido seguido do fracasso. Vamos combinar, não é possível fazer “cara de paisagem” o tempo todo e tem muita gente esperando por um furo de reportagem, o que às vezes é o suficiente pra deixar um fotógrafo famoso.

Sonhar em ser famoso pode, o que não pode é fazer disso seu maior sonho. A fama chega, você perde seus objetivos e sua a vida pode acabar sem sentido. Fama exige responsabilidade, equilíbrio, controle, atenção, preparação e sagacidade e muita sorte pra quem busca esse caminho.

gravatar

Vivendo a vida.

nostalgia

Outro dia eu estava pensando, eu não estou ficando velho, tenho apenas um quarto de século, uma boa idade. Vinte e cinco anos que me fizeram viver muito mais que as pessoas mais novas vivem hoje. Está certo que sou do tempo que beijos não eram escritos e “MSN” eram papéis trocados pela sala de aula escondido da professora, que aliás era chamada de tia. Eu sou do tempo em que as pessoas se conheciam de verdade.

Bons tempos, que não irão voltar.

Sou do tempo que só se almoçava depois que o cachorro cozinheiro gritava “tá na mesa, pessoaaaaal”. Que todo mundo ficava esperando terminar o “show da vida” pra assistir teatro na televisão e dormir de bom humor, lembra disso? Tinha até humor inocente que se misturava com cultura, Agente G, Castelo Rá-Tim-Bum, O Mundo de Beakman, lembra? ele dizia “eu sou Beakman e você está entrando no Mundo de Beakman”. Os meninos corriam pra casa pra assistir Cavaleiros dos Zodíaco e as meninas adoravam Chiquititas.

Nostalgia: Sentimento que surge a partir da sensação de não poder mais reviver certos momentos da vida, saudades.

Daí o celular apareceu, era analógico, famoso tijolão, e só servia pra falar. Computador? esse era raridade, só aquele amigo metido a besta é quem tinha e você não dispensava um convite pra jogar “Fifa 94” ou “Doom 2”. No meu tempo restart era botão de video-game, colírio era remédio pros olhos, cine era abreviatura de cinema e colorido eram os índios em seus rituais. E quando o Cruzeiro Real passou a ser apenas Real? Minha avó, tadinha, ficou desesperada pois não entendia muito bem o que deveria fazer pra adaptar suas economias a nova moeda. Apenas uma moeda era necessária pra comprar uma latinha de coca-cola gelada.

Eu concordo que a evolução é necessária, que o mundo precisa se adaptar, a tecnologia renovar e as fronteiras ficarem cada vez mais próximas. Graças ao conhecimento de muitos, hoje temos a cura de doenças, pessoas voltando a andar, a enxergar, felicidade que muitos já não tinham esperanças em sentir. Apesar dos problemas do mundo atual, evolua. Nunca pare de aprender. Vamos consertar tudo isso. Podem nos tirar tudo, mas não podem nos tirar o conhecimento e nem tão pouco as lembranças. O que está feito, está feito!

gravatar

Quem é tio Sam?

tiosam

Quantas vezes você já presenciou grupos de conversas, aulas, palestras e de vez em quando surgiam assuntos, comentários onde todos, inclusive você, riam mesmo sem estar entendendo nada? É, tudo bem, você não se passou por ignorante, pois riu com todos, mas admita, até hoje você não entendeu o que foi dito. Acontece.

Por exemplo: “Na terra do Tio Sam…” Quem é Tio Sam e por que algumas pessoas não falam simplesmente, “nos Estados Unidos”? Resumindo, é gente querendo bancar o intelectual, puro capricho.

Tio Sam é este moço presente na foto do post. Agora, quem é? Diz a lenda que tio Sam foi uma brincadeira criada por soldados americanos, em 1812, durante a guerra Anglo-Americana, que recebiam barris de carne com as inicias “U.S.” (United States) mas ao invés disso, eles diziam que “U.S.” significava Uncle Sam (Tio Sam em português) uma referência ao dono da distribuidora de carne Samuel Wilson. O apelido tornou-se bastante popular e um cartunista importante da época desenhou um personagem fictício baseado nas feições de Abraham Lincoln, o presidente assassinado, que nos Estados Unidos foi considerado um herói nacional. A partir daí, a imagem do Tio Sam passou a ser utilizada pelo exército para convocar voluntários a servirem à pátria e tornou-se símbolo americano.

Aproveitando o gancho da terra do Tio Sam, outro exemplo: “Este musical foi um dos maiores espetáculos da Broadway”. Broadway? É tipo Hollywood? Sim e não.

Broadway é uma extensa avenida localizada em Nova Iorque composta por dezenas de teatros, onde muitos deles exibem superproduções musicais de deixar qualquer crítico boquiaberto. A maioria dos donos de teatros e produtores da Broadway são membros da The Broadway League (A Liga Broadway em português) responsável por administrar e negociar externamente todos os teatros como um todo. É como se fosse um cinema com várias salas chamado de Teatro Broadway.

Ter dúvidas tem se tornado uma rotina na sua vida? Recomendo perder de vez a timidez e perguntar mais vezes, ser mais, digamos, “cara de pau”, aliás, ninguém nasceu sabendo e as pessoas que parecem verdadeiros sábios, são assim porque se dedicam mais a leitura, observação e ao conhecimento de diversas maneiras (veja o post sobre a fórmula do sucesso). A vergonha impera? Então pergunte ao Google.

gravatar

Preconceito: conceito sem conhecimento.

8254102humanheart2

Milhares de pessoas se reuniram em Buenos Aires, Argentina, nesta terça-feira durante uma manifestações pró e contra o casamento gay. O senado estava decidindo se homosexual poderia ou não casar oficialmente. Lembra do Apartheid? África do Sul (1948-1994) onde uma minoria de brancos decidiam até onde os negros podiam andar? Definiam lugares que eles não podiam frequentar? Privando-os de cidadania. E a Guerra Santa entre Afeganistão e Iraque, conflito religioso, onde a maioria dos entrevistados em uma pesquisa feita nos dois países, pedem por um sistema político democrático e têm como pensamento de que as religiões deveriam ser livres para cultuar seguindo suas próprias crenças, sem guerras.

Reparou? Uma minoria controla o que a maioria pensa; maioria que abaixa a cabeça e acata e ainda bate no peito com orgulho dizendo “Está escrito, Deus fez o homem e a mulher…” E o negro? Onde está escrito que Deus fez também? E a religião? Foi, mesmo, Deus quem fez?

Isso machuca. Assim como machuca pessoas que passam metade de suas vidas tentando entender o porque dessas coisas? E o pior, tentando explicar que não têm culpa de nada disso e estão pagando por fatos passados e sofrem mesmo!

Choram.

O tempo passa e pessoas deixam de ser feliz com medo de viver.

Somos iguais. Eu, você e todas as pessoas que existem. Branca, negra, homosexual, heterosexual, católica, espírita, pobre, rico, homem, mulher. Todos, sem exceção, somos iguais. Não ignore, junte-se, aprenda, evolua, entenda, procure pessoas com a mente aberta, abra sua mente, pergunte, explore, mude sua opinião, compartilhe, não saia dessa vida com dúvidas que, solucionadas, te farão crescer como ser humano. Ame sua família e faça bons amigos.

Definir-se é pôr limite em pensamentos que não irão crescer até que o seu orgulho se acabe.

gravatar

Você tem personalidade?

tabula rasa

Outro dia estava voltando pra casa e escutei um diálogo vindo do banco de trás do ônibus, que dizia: “você não tem personalidade, não tem caráter!”

Me fez pensar. O que se entende por PERSONALIDADE?

O sujeito que mora com uma família de católicos praticantes e decide ser ateu? O adolescente roqueiro criado por avós que desconhecem o rock como música? O jovem certinho vindo de uma criação conturbada? O certo é que todos os seres humanos têm personalidade e caráter.

Personalidade são traços individuais dinâmicos, que se modificam o tempo todo. A sua personalidade é formada pelo seu DNA, pelo ambiente e a condição que você vive e a maneira como se relaciona com seus pais e amigos. Sua vó já te alertava “cuidado com as companhias”, e ela estava certa o tempo todo. Mais da metade do que você é atualmente, são graças as suas companhias formadas em média dos 6 aos 16 anos. Duvida? Faz um “flashback” na sua memória e confirme. Ah, e não culpe seus pais, pois eles não determinam o seu destino e a influência deles sobre você é imprevisível.

Você é o maior responsável pela mudança de personalidade dos seus pais desde o momento em que nasceu.

A estética também ajuda formar a personalidade. Se o sujeito é gordo, ele tem tendências em ser mais simpático, é a maneira mais fácil de conquistar as pessoas. Se o sujeito é bonito, normalmente cresceu sendo mimado, é facilmente aceito pelos amigos e dificilmente vai encontrar necessidades de desenvolver artimanhas para se destacar no grupo. É claro, que quase toda regra tem sua exceção.

Quer mudar? Primeiro de tudo é preciso que tenha consciência de quem você é, se conheça melhor, não se crucifique ao cometer erros, procure sempre melhorar, aprenda a pedir desculpas, aceite desculpas, se aceite . Um dos maiores desafios da sua vida, está dentro de você. Se ame.

gravatar

Felicidade.

Felicidade

Hoje é um dia feliz para a Espanha e todos aqueles que torciam pelo seu futebol, venceram uma final de Copa do Mundo pela primeira vez, e como todo mundo sabe, a primeira vez, pode não ser tão boa assim, mas é inesquecível.

Defina FELICIDADE:

É um misto de sentimentos, emoções que levam as pessoas ao nirvana atingindo ao apse da satisfação e do bem estar absoluto. Felicidade é quando o coração bate tão forte, tão intensamente, que a mente já não pensa mais na razão. Pra que a razão se emoção já te fez alcançar o que todos procuram o tempo todo.

Felicidade é um sentimento, muitas vezes, de curta duração, tão curta que te faz enlouquecer, sair em busca disso outra vez, sem medir esforços. Um momento raro que o mundo todo valoriza e não é por menos.

Quando foi a última vez que você sentiu felicidade pra valer? Se lembrou daquele grito de alegria imensurável ao escutar o choro do seu filho nascendo? Se lembrou daquela festa surpresa onde estavam todos os seus amigos que só queriam ver o seu sorriso? Daquela conversa louca na praia que acabou em areia pra tudo que é lado? Dos seus pais te dando o melhor abraço do mundo e te desejando o mais sincero feliz ano novo que você poderia receber? Do professor carrasco parabenizando sua aprovação e completando com palavras de imensa satisfação ao dar nota máxima ao seu trabalho final da faculdade? Escutar exatamente o que você queria de uma pessoa especial?

Nunca deixe ninguém te dizer que a felicidade não existe. Nunca deixe de acreditar nas coisas boas que te fortalecem e oferecem bons motivos pra viver e seguir em frente. Compartilhe bons momentos.

gravatar

A fórmula do sucesso existe?

o-sucesso-e-uma-jornada-e-nao-um-o-destino-8b2b3

Eu estive lendo a revista Super Interessante desse mês e o assunto de capa era a fórmula para o sucesso. Inicialmente parece bem óbvio:

MOTIVAÇÃO + TREINO + AUTOCONTROLE + SORTE = SUCESSO

Comecei a analisar o conteúdo e logo descobri que são necessárias em média, pelo menos 10 mil horas praticando o que vai te fazer alcançar o sucesso; e que a cada erro que se comete o cérebro orienta seus neurônios para não errarem novamente; sorte, muita sorte e por último, autocontrole.

Se a sua ansiedade é incontrolável, você acaba de encontrar um grande obstáculo que precisa de atenção.

ANSIEDADE = medo, insegurança, desequilíbrio emocional, causado muitas vezes por problemas de relacionamentos, um alerta que avisa sobre perigos iminentes, uma resposta a ameaça que exige esforço do corpo e da mente. Quase todos nós sofremos desse mal às vezes necessário, outras vezes não! Em excesso é altamente prejudicial a saúde, nesse caso procure ajuda de um especialista.

O ser humano que domina sua ansiedade têm maiores chances de se destacar nos dias de hoje onde a maioria dos jovens se estressam porque suas redes sociais online estão fora do ar por cinco minutos, os adultos buzinam porque o motorista da frente não seguiu imediatamente após o semáforo ficar verde e os mais velhos tem medo da morte, e onde tempo é dinheiro.

Calma, alcançar o sucesso não é impossível e nem tão pouco exato, mas requer esforço.

Pratique a concentração, pense antes de agir, não desperdice oportunidades, ser social ajuda muito, pense coisas boas, seja voluntário, domine conhecimentos, entenda a cultura de cada um, observe o funcionamento das coisas, o comportamento das pessoas, modifique levemente sua rotina, se alimente corretamente, se preocupe menos e sorria mais vezes.

E então, vamos praticar?

gravatar

Seus princípios são seus?

IMG_0781

Todos nós temos princípios, não é verdade? Aquilo que você aprendeu com seus avós, seus pais, seus professores, etc.

Mas até quando seus principios vão ser principios dos outros? Até quando vai acreditar que a vida não segue um padrão e que cada acontecimento é uma novidade cujo você vai ter que correr atras pra se adaptar e tornar o meio em comum e as pessoas que nele habitam, algo bem legal pra viver?

Fantasia?

Depende de você querer mudar a maneira que “você pensa”, pra maneira que você realmente pensa, e deixar os princípios e os padrões fora dessa lista de prioridades, ou vai acabar machucando muita gente bacana que caiu na vida de paraquedas e a cada dia tem se esforçado pra viver feliz e até mesmo pra te fazer feliz.

Foto e texto por Lolo Branco.

gravatar

O tempo não cura, te enrola!

DCFC0020.JPG

Precisamos do tempo pra evoluir, não procure acelerar esse ritmo, você pode chorar mais tarde e se arrepender de não ter aproveitado. Cada um tem seu tempo pra tudo, respeite isso!

Parte das coisas mais engraçadas e gratificantes da nossa vida acontecem quando estamos crescendo, aprendendo a viver, os desafios são todos reparáveis, as decepções? a maioria são pequenas, fáceis de resolver, tudo tem jeito, apesar de parecer que não vai ter jeito. Depois você cresce, a brincadeira fica séria, e tudo que era fantasia, acaba, e você passa entender por que seus pais envelheceram tão rapidamente, por que tanta luta pra se manter estável, feliz?

Parece inevitável.

Não deixe que as coisas ruins da vida modifiquem a sua essência. Mantenha seu coração intacto e sofra menos. Acredite, sofrimentos só vão te fazer envelhecer mais rápido.

Foto e texto por: Lolo Branco

Posts

Related Posts with Thumbnails